Curso Profissional de Técnico de Informática - Sistemas.



ARQUITETURA DE COMPUTADORES

A disciplina de Arquitetura de Computadores, no ensino técnico-profissional do secundário em Portugal, tem como objetivo fundamental fornecer aos alunos uma compreensão clara do funcionamento interno dos computadores, abordando a forma como os diferentes componentes interagem entre si para executar tarefas. Ao longo da disciplina, os estudantes exploram os princípios de organização e operação dos sistemas computacionais, desde os circuitos mais simples até à estrutura da CPU, da memória e dos dispositivos de entrada e saída. Este conhecimento é essencial para que possam compreender como o hardware suporta o software, permitindo-lhes desenvolver competências técnicas que os preparam para diagnosticar, instalar e intervir em sistemas informáticos com maior autonomia e eficácia no contexto profissional.



ÁREA DE INTEGRAÇÃO

A disciplina de Área de Integração, no ensino técnico-profissional do secundário em Portugal, tem como principal intuito desenvolver nos alunos uma visão crítica e reflexiva sobre o mundo que os rodeia, promovendo a articulação entre os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas e a realidade social, cultural e profissional. Através de projetos, atividades colaborativas e investigação, esta disciplina incentiva a cidadania ativa, a capacidade de comunicação, o trabalho em equipa e a preparação para a inserção no mercado de trabalho ou para a continuação de estudos.

PROGRAMAÇÃO

A disciplina de Programação, no ensino técnico-profissional do secundário em Portugal, tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de pensar de forma lógica e estruturada, através da criação e análise de algoritmos e da escrita de código em linguagens de programação. Visa dotar os alunos de competências técnicas para conceber, desenvolver e testar soluções informáticas, preparando-os para enfrentar desafios no desenvolvimento de software e sistemas informáticos, tanto em contextos profissionais como no prosseguimento de estudos na área das tecnologias.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E BASE DE DADOS

A disciplina de Sistemas de Informação e Base de Dados (SIBD), no ensino técnico-profissional do secundário em Portugal, tem como principal objetivo dotar os alunos de competências para modelar, criar, gerir e manter bases de dados, bem como compreender o papel dos sistemas de informação nas organizações. Ao longo da disciplina, os alunos aprendem a organizar e tratar dados de forma eficiente, utilizando ferramentas e linguagens específicas, como o SQL, aplicando esses conhecimentos na resolução de problemas reais. Esta formação é essencial para o desempenho de funções na área das tecnologias da informação, especialmente na gestão e análise de dados.







Go Up